4 de julho de 1776

Créditos da imagem ijcnlp2008.org

A Declaração de Independência dos Estados Unidos redigida em 1776 foi um grande marco para a História, pois se tornou uma espécie de modelo para a luta contra o despotismo e pelo direito de cada povo se autogovernar.

Nela estão estampados alguns dos ideais do liberalismo político e do iluminismo, quando por exemplo, afirma os direitos inalienáveis a vida, a liberdade, a segurança e a felicidade. Na declaração, os governantes devem ser escolhidos em vista de garantir esses direitos e, caso não o façam, serão destituídos pelo povo. Fica claro a influência do liberalismo político de John Locke.
O texto relaciona uma série de violações feitas pela Inglaterra que justificariam a separação e termina declarando a independência das colônias.
"em nome e por autoridade do bom povo destas colônias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colônias unidas são e de direito têm de ser Estados livres e independentes"
Texto completo da Declaração de Independência

Há uma crítica muito interessante feita por historiadores aos desdobramentos deste importante documento. Com a declaração os norteamericanos rejeitaram o Império Britânico. E no entanto, se tornaram um país imperialista. Não seria um paradoxo? Os ideais dos fundadores dos EUA foram postos de lado na relação dos americanos com o resto do mundo.

Para saber mais sobre a História dos EUA:

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons